De nossas famílias herdamos não somente nosso código genético, herdamos questões emocionais que podem nos ancorar em pontos negativos que interferirão em nossa evolução na vida, gerando desequilíbrios.
Nossa saúde emocional está intrinsicamente ligada as experiências, especialmente as vividas no ambiente familiar. Essas questões presentes em nossa dinâmica familiar, podem reter nossa evolução e se tornarem um peso para nossa vivência
Na prática, a Constelação Familiar mostra que muitos de nossos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins podem estar ligados a outros familiares que passaram por essas mesmas adversidades, mesmo que não os tenhamos conhecido.
Constelação Familiar é um método desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a partir de influências de estudos de Virginia Satir.
Bert Hellinger também filósofo e teólogo, estudou psicanálise, neurolinguística, análise transacional, Hipnose Eriksoniana, Gestalt entre outras técnicas terapêuticas, o que lhe conferiu rica bagagem para aprimorar o método da constelação familiar que tanto tem impactado as pessoas.
As constelações Familiares têm como objetivo trazer para a consciência as dinâmicas familiares para que seja ampliada e restabeler a ordem que a pessoa ocupa no sistema.
Ampliar o olhar e trazer para a consciência é a grande chave para um processo de cura. A cura acontece quando podemos ver de outro ângulo. Ou com outra consciência, algo que nos limita o progresso, o autoconhecimento.
Esse novo olhar mais profundo nos leva a agir diferente e nos possibilita novas escolhas. Todos os membros no sistema familiar se beneficiam da energia movimentada no processo de constelação.